Soninho inteligente

5 sinais de que chegou a hora da transição da soneca

Mari Pissini
Mari Pissini

Oh dúvida cruel! Quando tudo parecia tão estável, tudo muda. O bebê acorda e parece tão diferente. As brincadeiras, a forma de olhar, as novas habilidades… e as sonecas.

Mas como saber quando é realmente a hora de deixar uma soneca para trás? Vamos conversar!

Os 5 sinais que você precisa observar:

1. Seu bebê está na idade esperada para a transição.

4-6 meses: de 4 para 3 sonecas

6-8 meses: de 3 para 2 sonecas

15-18 meses: de 2 para 1 soneca

2. Quando a última soneca do dia está atrapalhando a hora de dormir.

Vocês começaram uma luta na hora de dormir? Depois do ritual de sono, seu bebê que dormia numa boa, agora protesta ou fica brincando no berço.

Talvez ele precise de mais tempo acordado antes de dormir para ficar realmente cansado. Claro que deixando a hora de dormir mais tarde que o normal pode ajuda, mas não por muito tempo. Vai chegar uma hora que ele vai deixar a última soneca para manter o horário de dormir entre 19h-20h e descansar as horas necessárias de sono na noite.

 

3. Seu bebê não parece cansado na hora da soneca ou luta para dormir.

Semana passada seu bebê dormia super bem na soneca. De repente virou uma luta. Pode ser um sinal que seu bebê precisa de uma janela maior de sono entre sonecas. É normal o bebê aumentar o tempo acordado com o passar dos meses.

Se por acaso seu bebê nunca dormiu bem nas sonecas e tem mais de 6 meses, veja mais sobre o meu curso Trazendo o soninho de volta sem mistério: dos 5-24 meses. Com certeza vai te ajudar a ter o soninho da noite de volta, conquistar as sonecas e diminuir as mamadas extras.

4. Seu bebê começou a dar “bom dia” mais cedo que o normal.

De  repente seu bebê acorda as 5h da manhã dando bom dia. Sabia que isso também pode ser um sinal de que é hora de deixar uma soneca para trás? Vou te explicar melhor.

Quando o bebê começa a acordar mais cedo do que o normal, pode ser sinal de que está recebendo mais horas de sono no dia do que realmente precisava. Conforme o bebê vai crescendo, as necessidades de sono também mudam. As horas de sono necessárias diminuem e as janelas de sono aumentam.

Atenção: existem outras causas para o bebê acordar mais cedo do que poderia, então antes de levar esse sinal em consideração, dê uma olhada no post Possíveis razões para o bebê acordar muito cedo.

5. As sonecas encurtaram e não duram mais como antigamente.

De uma hora para outra o bebê começa a ter sonecas curtas de 30-45 minutos.

Se antes as sonecas eram longas e tranquilas e de repente ficaram curtas, provavelmente é hora de mudar o ritmo do dia. Isso quer dizer que seu bebê pode estar preparado para ficar mais tempo acordado do que antes. Deixar uma soneca para trás pode ser a solução, distribuindo as janelas de sono durante o dia.

Atenção de novo: sonecas curtas tem outras razões também! Dá uma olhadinha no post 7 razões das sonecas estarem curtas.

Toda mudança é desafiadora, mas sabe de uma coisa? Você vai conseguir!

Olá!

Sou a Mari Pissini

I’m a mom of four, neonatal nurse, wife of a pediatrician, and a certified pediatric sleep consultant. My passion is teaching parents how to help their babies sleep with the science of a nurse and the heart of a mama so they can reclaim the joy of parenthood.