Soninho inteligente

7 perguntas e respostas sobre sonecas curtas

Mari Pissini
Mari Pissini

Chegou finalmente a hora da soneca! Um momento para recarregar as suas energias…

Mas então, o bebê dorme no máximo 45 minutos. Acabou a sua pausa do dia!

Se você passou pro time das sonecas curtas, vamos dar um jeito nisso agora!

O que é uma soneca curta afinal?

Geralmente são sonecas que duram apenas um ciclo de sono, que pode durar mais ou menos 50 minutos. Quando seu bebê tem habilidade de fazer a transição de um ciclo para outro, geralmente dorme de 50 minutos ou mais em cada soneca. Pra concluir então, qualquer soneca com menos de 50 minutos pode ser considerada curta.

 

Sonecas curtas são um problema ou acontece mesmo?

Elas são um problema sim. Vou te explicar porquê:

  • Sonecas curtas geralmente não descansam de fato o bebê durante o dia. Isso acaba resultando em um bebê mau humorado, exausto, super agitado ou que chora muito.
  • Pode ser a causa de muito despertares na noite e despertar mais cedo que o normal. E vira um ciclo: o bebê fica privado de sono de dia e de noite!
  • Nós acabamos presos em casa, já que o bebê fica exausto e irritado e as janelas de sono ficam mais curtas porque ele não aguenta ficar muito tempo acordado.
  • As sonecas curtas deixam a gente doida mesmo. Atrapalham o ritmo do dia, acabamos sem sair de casa pra não piorar a situação e parece que nada adianta e o ciclo continua.

Ai Mari! O que eu faço então?

Antes de pensar na solução, observe e investigue: qual a possível razão para as sonecas curtas? Vamos juntas nessa.

1. Meu bebê tem menos de 5 meses?

Lembra que eu já comentei sobre isso nesse post aqui. As sonecas só começam a ser regulares mesmo a partir dos 5 meses de idade. Antes disso, sonecas de 20-120 minutos são comuns. É normal pelo desenvolvimento do bebê.

Mesmo assim, você pode dar uma ajudinha se seu bebê tem até 5 meses. Tente pegar no colo e ninar por uns 10-15 minutos. Se não funcionar dessa vez, tá tudo bem. Se funcionar, ótimo! Você está tentando suprir uma necessidade que o bebê tem, mas não está maduro o suficiente para fazer sozinho.

Se você quiser ajudar seu bebê a alongar as sonecas, comece pela primeira do dia. As sonecas se desenvolvem uma a uma. Então, pratique na primeira soneca do dia e vá passando para a próxima assim que estiver melhor. Lembre-se que o meu curso Newborn pode te ajudar com ferramentas próprias para construir uma fundação saudável de soninho.

Para quem está na fase da regressão do 4º mês, esse Mini Curso é perfeito!

2. O ambiente do sono está adequado? Eu tenho um ritual que relaxa?

Quando os pais me perguntam a razão do bebê lutar tanto para dormir na soneca, eu tenho duas respostas: está indo rápido demais ou passou da hora. Imagine você terminando um trabalho no computador e alguém chega e fala “vai dormir agora!”. Mesmo que você esteja cansada, provavelmente vai demorar um pouco para se desligar da sua atividade. Talvez vai tomar um banho morno, sentar no sofá por uns momentos, ler um livro para relaxar.

Os bebês são iguais! Antes de cada soneca, o ritual de sono vai ajudar o bebê a relaxar. não precisa durar mais do que 10 minutos. É simples, apenas alguns eventos que acontecem na mesma ordem e sempre do mesmo jeito. Pode ser troca de fralda, usar um saco de dormir, falar mais baixinho e devagar que é hora de dormir. Esse ritual será um sinal para o cérebro que o soninho está chegando.

 

3. O ambiente do sono está confortável?

Alguns estudos mostram que nós dormimos melhor quando o ambiente está mais fresquinho. Além disso, a luz é um grande estímulo para nós. Se seu bebê está tendo sonecas curtas, tente escurecer ainda mais o quarto. E eu já sei o que você deve estar pensando: “Mas Mari! Meu bebê vai ficar viciado em dormir no escuro e não vou conseguir fazer ele dormir em outro lugar!”. O que eu tenho a dizer?! Se você está aqui lendo esse post, as sonecas estão difíceis já. Coloque as sonecas nos trilhos e então poderá ter mais flexibilidade.

Pode usar cortinas blackout, papel preto, o que ajudar para escurecer o quartinho.

 

4. Meu bebê está cansado mesmo?

Nos primeiros meses, até mais ou menos 4 meses de idade, manter o bebê descansado é a prioridade. Estar de olho nos sinais de sono e janelas de sono são a chave do sucesso. Mas depois disso, você vai precisar ter um equilíbrio entre um sinal de sono e o tempo que o bebê já ficou acordado.

Quanto mais velho o bebê fica, maior as janelas de sono. E nós precisamos ajustar aos poucos. Se o bebê está a pouco tempo acordado e já está bocejando, talvez seja o momento de você usar a criatividade e tentar chegar na janela de sono própria para a idade. Quando o bebê fica pouquinho tempo acordado e já começa uma soneca, pode ser sim a razão da soneca mais curtinha, afinal, o tanque de cansaço ainda não estava totalmente cheio.

Veja que eu não estou dizendo pra você forçar seu bebê a ficar horas e horas acordado. É só observar qual a janela de sono apropriada para a idade e tentar esticar um pouquinho. As vezes o que você interpreta como um sinal de sono, é na verdade um sinal de tédio. Se o bebê não está fazendo uma atividade interessante, muito provável que esteja entediado mesmo e não com sono.

Atenção: o bebê privado de sono pode ter sonecas curtas também. Por isso é importante observar as janelas de sono apropriadas para a idade do seu bebê e tentar adiantar um pouquinho com o ritual de sono.

 

5. A soneca curta é geralmente a última do dia? (para bebês de 5-6 meses).

Bebê entre 5-6 meses de idade, tem 3 sonecas no dia. E é muito normal que a última soneca seja curtinha mesmo. O propósito dessa última soneca é simplesmente ajudar o bebê a “aguentar” chegar até a hora de dormir sem estar exausto. Pode ser que dura 20-45 minutos e tá tudo bem!

Geralmente essa é uma das sonecas mais difíceis mesmo. Se seu bebê não aceita ficar no berço, tente uma soneca por acidente. É isso mesmo que você leu! Sabe aquela soneca que acontece enquanto está passeando de carrinho pela quadra, ou no carro enquanto passeia pela rua. Apenas para garantir que a hora de dormir está protegida e o bebê não estará exausto e irritado.

 

6. Seu bebê está dormindo por alguns minutinhos antes da soneca? (geralmente na mamada).

Já falei sobre isso neste IGTV. Como eu sempre digo, o soninho do dia é diferente do soninho da noite. Durante o dia, o que dirige a soneca é a pressão que vai se acumulando de acordo com a janela de sono. Digamos que a pressão foi crescendo e crescendo e aí você percebe que o bebê está mostrando sinais de sono. Então você amamenta o bebê e ele fecha os olhinhos por alguns minutos.

Então você coloca no berço e ele abre bem os olhos e está pronto pra próxima! Aqueles poucos minutos dissiparam um pouco da pressão do sono e pode ser a causa do bebê não dormir uma soneca completa. Fique de olho e proteja as janelas de sono.

 

7. Meu bebê está com fome?

E agora? Se amamentar, seu bebê pode acabar dormindo no meio da mamada e dissipar a pressão do sono. Mas se não amamentar pode ser que esteja acordando antes da hora com fome. O que fazer?

Vários livros sobre sono infantil vão te dizer para manter intervalos cada vez maiores entre as mamadas. Eu discordo! Nossa meta é ter as calorias necessárias durante o dia. Por isso eu te aconselho a oferecer mamadas a cada 2h30-3h durante todo o dia (quando seu bebê mostrar sinais de fome). Alguns bebês acordam mesmo antes do final da soneca, quando a última mamada foi há 3 horas atrás.

Não tem problema nenhum em amamentar seu bebê antes da soneca se você percebeu que ele vai ficar com fome. Apenas fique de olho para ele não adormecer durante a mamada.

 

Estou torcendo por vocês e desejando sonecas longas! Vocês vão conseguir!

Olá!

Sou a Mari Pissini

I’m a mom of four, neonatal nurse, wife of a pediatrician, and a certified pediatric sleep consultant. My passion is teaching parents how to help their babies sleep with the science of a nurse and the heart of a mama so they can reclaim the joy of parenthood.