Organizando o primeiro aniversário? Que delícia!!!
Seu bebê está aprendendo muito, engatinhando ou andando para todos os lados e mexendo em tudo! Durante todo esse crescimento físico, mental, social e emocional, o sono pode sofrer um pouquinho (ou muito!). Vamos conversar!
O que é uma regressão do sono?
Quando o cérebro de um bebê está passando por grandes mudanças de desenvolvimento, ele se sente inseguro e o sono pode sofrer com isso. O que você precisa saber: as regressões do sono são um sinal de progresso no desenvolvimento. O cérebro do seu bebê está trabalhando duro! Isso é um bom sinal… apesar de deixar a gente doida.
O que seu bebê está aprendendo aos 12 meses?
Provavelmente seu bebê está se tornando mais móvel, seguindo comandos simples (“Vem com a mamãe!”). Deve estar mais falante também e está cada vez mais ciente do mundo ao seu redor e tem um interesse maior em brincar. Eles geralmente pensam: “Este mundo é tão legal e interessante, por que minha mãe quer que eu durma?”
As expectativas também podem mudar em torno dessa idade. Ao olhar seu bebezinho completando 1 ano, você pode se pegar pensando no seu pequeno como se fosse uma criança pequena, em vez de um bebê mais velho.
Com isso começam algumas transições: alguns bebês mudam para uma sala diferente na escolinha ou no berçário da igreja. Outros bebês estão mudando de mamadeiras para copinhos, algumas famílias optam por parar de amamentar e muitos pais começam a se perguntar quando é hora de mudar para uma soneca.
Essas são mudanças ENORMES, e essas mudanças também podem contribuir para novas dificuldades para dormir. Lembra: quando o bebê se sente inseguro, o sono sofre!
O que você pode fazer então?!
1.Seja intencional ao praticar novas habilidades.
Incentive a brincadeira no chão para o bebê engatinhar, subir, caminhar ao longo dos móveis e apenas brincar. Quanto mais você pratica durante o DIA, menos ele vai querer praticar essas atividades na hora de dormir.
2. Preste atenção às mudanças nas necessidades de sono.
Ainda é cedo para ter uma soneca só, mas muitos vão tentar fazer você pensar que é hora de fazer essa transição. Em vez disso, considere manter as duas sonecas! Pode ser necessário ajustar a duração da soneca para ter tempo para janelas de sono completas (principalmente antes de dormir).
3. Janelas de sono ativas antes de dormir.
A maioria dos bebê de 12 meses precisa de 3,5 a 4 horas acordados antes de dormir na noite. Acorde seu pequeno entre 15 e 16 horas para manter a hora de dormir das 19 às 20 horas.
4. Entenda como seu bebê pensa (é sério!)
Quanto mais mobilidade o bebê adquire, mais ele entende que você vai para um lado e ele continua em outro. E assim começa a ansiedade de separação (as meses começa com 10 meses). Continue praticando e fazendo brincadeira como esconde-esconde, colocando a fraldinha no rosto e falando “cadê o bebê? cadê a mamãe?” para ajudar seu bebê a continuar a explorar esse conceito de mamãe saiu do seu campo de visão mas não sumiu do planeta (rs).
5. Atenção aos saltos de desenvolvimento.
Algumas transições são necessárias ou inevitáveis nesta idade. Não podemos controlar isso! Mas com as transições que estão sob nosso controle, preste atenção em como você as cronometrou! Por exemplo: se seu bebê está dando os primeiros passos e trabalhando em seu cruzeiro, podemos esperar mais algumas semanas antes de tentar fazer a transição para um copo com canudinho.
6. Fique firme!
Não comece novos hábitos que você não deseja manter a longo prazo. Essa regressão pode ser difícil por vários dias, mas quanto mais regular você for, mais rápido passa. Lembra que o ritmo do dia passa segurança para o bebê e não deixa ele mais confuso.
7. Tenha um plano.
Se suas noites ou sonecas forem difíceis além de alguns dias, tenho um curso simples e prático para você que é seguro mesmo durante a regressão. Trazendo o Soninho de Volta para bebês de 5-24 meses tem um plano passo a passo para noites tranquilas e sonecas mais regulares em todas as regressões.
Você não está sozinha viu?!
Estou torcendo por você!