Soninho inteligente

A regressão dos 12 meses (o que aconteceu com meu bebê!??)

Mari Pissini
Mari Pissini

Organizando o primeiro aniversário? Que delícia!!!

Seu bebê está aprendendo muito, engatinhando ou andando para todos os lados e mexendo em tudo! Durante todo esse crescimento físico, mental, social e emocional, o sono pode sofrer um pouquinho (ou muito!). Vamos conversar!

O que é uma regressão do sono?

Quando o cérebro de um bebê está passando por grandes mudanças de desenvolvimento, ele se sente inseguro e o sono pode sofrer com isso. O que você precisa saber: as regressões do sono são um sinal de progresso no desenvolvimento.⁣ O cérebro do seu bebê está trabalhando duro! Isso é um bom sinal… apesar de deixar a gente doida.

O que seu bebê está aprendendo aos 12 meses?

Provavelmente seu bebê está se tornando mais móvel, seguindo comandos simples (“Vem com a mamãe!”). Deve estar mais falante também e está cada vez mais ciente do mundo ao seu redor e tem um interesse maior em brincar. Eles geralmente pensam: “Este mundo é tão legal e interessante, por que minha mãe quer que eu durma?”

As expectativas também podem mudar em torno dessa idade. Ao olhar seu bebezinho completando 1 ano, você pode se pegar pensando no seu pequeno como se fosse uma criança pequena, em vez de um bebê mais velho.

Com isso começam algumas transições: alguns bebês mudam para uma sala diferente na escolinha ou no berçário da igreja. Outros bebês estão mudando de mamadeiras para copinhos, algumas famílias optam por parar de amamentar e muitos pais começam a se perguntar quando é hora de mudar para uma soneca.

Essas são mudanças ENORMES, e essas mudanças também podem contribuir para novas dificuldades para dormir. Lembra: quando o bebê se sente inseguro, o sono sofre!

O que você pode fazer então?!

1.Seja intencional ao praticar novas habilidades.

Incentive a brincadeira no chão para o bebê engatinhar, subir, caminhar ao longo dos móveis e apenas brincar. Quanto mais você pratica durante o DIA, menos ele vai querer praticar essas atividades na hora de dormir.

2. Preste atenção às mudanças nas necessidades de sono.

Ainda é cedo para ter uma soneca só, mas muitos vão tentar fazer você pensar que é hora de fazer essa transição. Em vez disso, considere manter as duas sonecas! Pode ser necessário ajustar a duração da soneca para ter tempo para janelas de sono completas (principalmente antes de dormir).

3. Janelas de sono ativas antes de dormir.

A maioria dos bebê de 12 meses precisa de 3,5 a 4 horas acordados antes de dormir na noite. Acorde seu pequeno entre 15 e 16 horas para manter a hora de dormir das 19 às 20 horas.

4. Entenda como seu bebê pensa (é sério!)

Quanto mais mobilidade o bebê adquire, mais ele entende que você vai para um lado e ele continua em outro. E assim começa a ansiedade de separação (as meses começa com 10 meses). Continue praticando e fazendo brincadeira como esconde-esconde, colocando a fraldinha no rosto e falando “cadê o bebê? cadê a mamãe?” para ajudar seu bebê a continuar a explorar esse conceito de mamãe saiu do seu campo de visão mas não sumiu do planeta (rs).

5. Atenção aos saltos de desenvolvimento.

Algumas transições são necessárias ou inevitáveis ​​nesta idade. Não podemos controlar isso! Mas com as transições que estão sob nosso controle, preste atenção em como você as cronometrou! Por exemplo: se seu bebê está dando os primeiros passos e trabalhando em seu cruzeiro, podemos esperar mais algumas semanas antes de tentar fazer a transição para um copo com canudinho.

6. Fique firme!

Não comece novos hábitos que você não deseja manter a longo prazo. Essa regressão pode ser difícil por vários dias, mas quanto mais regular você for, mais rápido passa. Lembra que o ritmo do dia passa segurança para o bebê e não deixa ele mais confuso.

7. Tenha um plano.

Se suas noites ou sonecas forem difíceis além de alguns dias, tenho um curso simples e prático para você que é seguro mesmo durante a regressão. Trazendo o Soninho de Volta para bebês de 5-24 meses tem um plano passo a passo para noites tranquilas e sonecas mais regulares em todas as regressões.

Você não está sozinha viu?!

Estou torcendo por você!

Olá!

Sou a Mari Pissini

I’m a mom of four, neonatal nurse, wife of a pediatrician, and a certified pediatric sleep consultant. My passion is teaching parents how to help their babies sleep with the science of a nurse and the heart of a mama so they can reclaim the joy of parenthood.