Soninho inteligente

Por que meu bebê não dorme a noite toda?

Mari Pissini
Mari Pissini

Dormir a noite toda… que sonho né!? Mas você sabe o que isso significa de verdade?? O que é dormir a noite toda afinal!?

Você pode ter lido que um período de sono de 5 a 7 horas é “dormir a noite toda”. Mesmo que seja um período de sono até que razoável para o desenvolvimento e até mesmo incrível em algumas idades, essa não é MINHA definição de uma noite inteira de descanso! Quando eu digo “dormir a noite toda”, estou querendo dizer dormindo 10-12 horas de sono sem necessidade de intervenção dos pais! (Isso pode incluir a amamentação de bebês entre 5-9 meses.)

Se o seu filho ainda não está dormindo durante a noite OU estava dormindo super bem mas tudo foi por água abaixo, aqui estão 5 fatores importantes que contribuem para “dormir a noite toda”:

1. A idade do seu bebê:

Eu sei que você ouviu que os recém-nascidos podem dormir de 16 a 18 horas por dia, e isso parece ótimo! Mas o padrão de sono de um RN não tem nada a ver com o padrão dos adultos.

Os bebês precisam acordar durante a noite para mamar. Isso é normal e apropriado para o desenvolvimento! (estômagos pequenos precisam de alimentação mais frequente mesmo.)

MAAAASSS… mesmo que seu recém-nascido esteja despertando, você ainda pode começar a estabelecer as bases para um bom sono e trabalhar para obter mais e mais horas de soninho na noite. Isso eu ensino no meu curso Newborn, sem pressão e sem choro, do nascimento até 12 semanas. Se o seu bebê está no final dessa faixa etária (10-12 semanas), não é tarde demais! Esta aula ainda é um ótimo recurso para você começar a construir uma boa fundação de sono saudável (amém!).

 

2. As janelas de sono:

O termo “janela de sono” é basicamente a quantidade de tempo que seu pequeno passa acordado entre as sonecas. Do momento que ele abriu os olhos e despertou, até a hora que vai dormir de novo.

O tempo que seu bebê está acordado durante o dia pode afetar a qualidade e a duração do sono na noite. A cada mês, queremos gradualmente adicionar um pouco mais de tempo acordado para preparar seu bebê para sonecas mais restauradoras e noites de sucesso. Nesse post do instagram eu mostro algumas janelas de sono para você entender melhor:

 

3. Tempo acordado ativo:

Como seu bebê passa o tempo acordado? Os bebês são como nós – estimular o cérebro e movimentar o corpo ajuda demais a dormir melhor.

Tente preencher o tempo acordado do seu bebê com atividades divertidas e interessantes: brinque com diferentes brinquedos, saia de casa, dê uma caminhada, brinquem no chão para rolar, sentar e engatinhar. Não precisa ser complicado e também não precisa ser cansativo. Mas tempo ativo é fundamental!

 

4. Ritual do sono:

Começando por volta das 8 semanas de idade, um ritual de sono que acalma na hora de dormir ajuda demais seu bebê a relaxar durante a noite. Quando você repete todas as noites, vai ser como um sinal para o cérebro do seu bebê que é hora de dormir.

Seu ritual não precisa ser complicado! Pode ser simples como eu falo nesse post aqui. Encontre o que funciona melhor para a sua família.

 

5. Dormindo independente:

Quando uma mãe me diz que seu bebê está despertando 3 ou mais vezes na noite eu já pergunto: seu bebê sabe adormecer sozinho?! Adormecer de forma independente é uma grande habilidade para conseguir um sono noturno regular.

Aqui está a razão: todos nós acordamos várias vezes ao longo da noite enquanto fazemos a transição através dos ciclos de sono. Acordamos, viramos de lado, arrumamos o travesseiro, mesmo sem saber que estamos acordados, voltamos a dormir se estiver tudo bem.

Mas, imagine este cenário: você dormiu na sua cama e acordou algumas horas depois no seu sofá. Muito estranho né?! Você provavelmente não iria simplesmente virar de lado e dormir de novo, porque acordar em um lugar diferente daquele onde adormeceu é muito assustador. A gente sempre espera que nosso ambiente permaneça igual quando acordamos durante a noite. É o mesma coisa para o seu bebê.

Então, se seu filho foi inicialmente ninado para dormir no seu colo e depois transferido para o berço, ele provavelmente precisará que você repita essa mesma condição várias vezes durante a noite. Quando o bebê acordar em um lugar diferente daquele onde inicialmente dormiu, adivinhe o que ele precisa para voltar a dormir? Aquele mesmo ninar ou peito ou mamadeira que a fez dormir no início!

Se é isso que está acontecendo na sua casa, no curso Trazendo o Soninho de Volta de 5-24 meses eu ensino como você pode ajudar seu bebê a adormecer de forma independente e ter o sono noturno que vocês tanto sonham. (Pense em 10-12 horas de sono sem ajuda!)

E por fim, eu sei que é difícil quando seu pequeno não está dormindo durante a noite. Eu quero que você saiba que você não precisa fazer essa jornada sozinha. Tenho cursos fáceis e acessíveis para te ajudar em cada etapa e idade. Lembre-se: não há melhor mãe ou pai para o seu bebê do que você! 

Você não está falhando, você é a resposta!

Estou torcendo por vocês!

Olá!

Sou a Mari Pissini

I’m a mom of four, neonatal nurse, wife of a pediatrician, and a certified pediatric sleep consultant. My passion is teaching parents how to help their babies sleep with the science of a nurse and the heart of a mama so they can reclaim the joy of parenthood.